O que é Neurobranding e Como Aplicar

O que é Neurobranding e Como Aplicar

Por que algumas marcas são bem-sucedidas, enquanto outras falham? Quem já não fez essa pergunta?

Nos últimos anos a busca por resultados esteve no centro das estratégias de negócios das empresas, e hoje os gestores entendem que a gestão de marca deve estar centrada no entendimento do comportamento humano, suas tendências e expectativas.

Marcas não são criadas por persuasão consciente, elas são criadas de forma inconsciente. A força de uma marca está relacionada ao número de memórias relevantes que foram geradas na mente dos consumidores.

As empresas precisam buscar na inovação e na compreensão da Tomada de Decisão do consumidor, ferramentas de inteligência que economizem tempo e recursos nas ações.

Conexões emocionais vão guiar o futuro dos negócios e das marcas e, se entendermos como se constrói memória, temos a chave para impulsionar os resultados e valor de marca e serem protagonistas em seus mercados.

O que é?

Neurobranding é uma disciplina avançada que estuda a fusão entre a gestão de marca com métodos neurocientíficos para compreender o comportamento dos consumidores em relação as marcas e seus mercados.
Esse conhecimento permite avaliar a influência na forma de como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na participação de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa.
A proposta do Neurobranding é compreender o comportamento do consumidor no contexto da tomada de decisão durante a sua jornada de compra, em que os fenômenos humanos são mapeados nas interações entre o consumidor e a marca.
Como o consumidor enxerga a marca, quais as reações baseadas nessa percepção e o como isso afeta a performance da empresa.
Neurobranding possibilita guiar as empresas no processo de construção de memória de marca na mente do consumidor. A força de uma marca está relacionada à capacidade que ela tem de criar memória na mente das pessoas, por meio de experiências que criem conexões emocionais.
Marcas que conectam emocionalmente, constroem memória e mantem-se vivas no cérebro das pessoas. Entender como se constrói memória é ter a chave para impulsionar os resultados de uma marca.
Isto é Neurobranding!

Metodologia Verts Neurobranding

A metodologia Neurobranding da Verts Intelligence permite guiar as empresas no processo de construção de memória de marca na mente do consumidor. Foi desenvolvida para guiar empresas e marcas embasadas em um propósito a identificar as emoções que devem estar associadas à marca, criar um posicionamento emocional perante a concorrência e gerar um processo contínuo de comunicação para a construção de memória de marca.

O método foi desenvolvido na estrutura Business Model Canvas, uma ferramenta para nortear a estratégia de marca centrada no cliente e focada em criar relevância, coerência e participação, e consequentemente uma experiência positiva com a marca, antes, durante e após a compra em si. E com isso, a capacidade de construir memória de marca.

Entendemos que a capacidade de arquitetar a ativação mais eficaz de uma marca será um fator crítico de sucesso para qualquer empresa.