O que é Neurobranding e Como Aplicar

Por que algumas marcas são bem-sucedidas, enquanto outras falham? Quem já não fez essa pergunta? Nos últimos anos a busca por resultados esteve no centro das estratégias de negócios de grandes empresas, e hoje os gestores entendem que as estratégias de marketing devem estar centradas no cliente, proporcionando uma experiência única com a marca, antes, durante e após a compra em si, de forma a promover a lealdade do cliente e com isso obter o lucro.

As empresas precisam buscar na inovação e na compreensão da tomada de decisão do consumidor as ferramentas para beneficiar sua estratégia de marketing para mapear a Tomada de Decisão do Consumidor na sua Jornada de Compra.

Decodificar a mente e o comportamento do consumidor para adquirir insights valiosos acerca das suas tendências e expectativas impulsiona os resultados das marcas.

Marcas não são criadas por persuasão consciente, elas são criadas de forma inconsciente. A força de uma marca está relacionada ao número de memórias relevantes que foram geradas na mente dos consumidores.

Marcas não competem em mercados, mas sim nos cérebros das pessoas. Então a capacidade de criar novas memórias por meio de experiência de marca é uma questão de sobrevivência para as empresas na economia do século 21.

Conexões emocionais vão guiar o futuro dos negócios e das marcas e, se entendermos como se constrói memória, temos a chave para trabalhar uma nova forma de praticar Marketing e isso passa por Neurobranding.

O que é Neurobranding?

Neurobranding é uma disciplina avançada que estuda a fusão entre a gestão de marca com métodos neurocientíficos para compreender o comportamento dos consumidores em relação às marcas e seus mercados.

A proposta do Neurobranding é compreender o comportamento do consumidor no contexto da tomada de decisão durante a sua jornada de compra, em que os fenômenos humanos são mapeados nas interações entre o consumidor e a marca.

Esse conhecimento permite guiar as empresas no processo de construção de memória de marca na mente do consumidor. A força de uma marca está relacionada à capacidade que ela tem de criar memória na mente das pessoas, por meio de experiências que criem conexões emocionais.

Entender como se constrói memória é ter a chave para impulsionar os resultados de uma marca. Marcas que conectam emocionalmente, constroem memória e mantêm-se vivas no cérebro das pessoas. Isto é Neurobranding!

Metodologia Verts Neurobranding

A metodologia de Neurobranding da Verts Intelligence foi desenvolvida para guiar empresas e marcas embasadas em um propósito a identificar as emoções que devem estar associadas à marca, criar um posicionamento emocional perante a concorrência e gerar um processo contínuo de comunicação para a construção de memória de marca.

O método foi desenvolvido na estrutura Business Model Canvas, uma ferramenta para nortear a estratégia de marca centrada no cliente e focada em criar relevância, coerência e participação, e consequentemente uma experiência positiva com a marca, antes, durante e após a compra em si. E com isso, a capacidade de construir memória de marca.

Entendemos que a capacidade de arquitetar a ativação mais eficaz de uma marca será um fator crítico de sucesso para qualquer empresa.

Manual: O que é Neurobranding e Como Aplicar

Entenda como a conexão entre cérebros e marcas pode impulsionar os resultados de marketing.